O Arroz Carolino Ceifeira é um arroz longo do tipo Japónica, produzido nas zonas ambientalmente protegidas das lezírias do Sorraia, Comporta, Sado e Tejo. Os solos férteis, o clima quente e seco, temperado pela brisa marítima, conferem condições excelentes para a produção deste arroz de qualidade superior, com um bago longo, cristalino e com grande capacidade para absorver o sabor e o aroma dos alimentos com que é cozinhado.
Método convencional de cozedura:
- 2 chávenas de água cheias
- 1 chávena de Arroz Carolino Ceifeira
Cozer em lume brando, 10 a 12 min., com o tacho semitapado. Se preferir malandrinho, adicione água a gosto. Depois de cozido, desligue o lume, tape completamente e espere 5 min. antes de servir.
Método robot de cozinha:
- Tempo: 17 min.
- Temperatura: 100°C
- Velocidade: 4
ARROZ DOCE
Ingredientes:
- 100 g de Arroz Carolino Ceifeira
- 100 g de açúcar
- 1 pau de canela
- casca de limão
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 l de leite
- 1 gema de ovo
- canela em pó
Preparação:
Coloque, no fundo de um tacho, um pouco de água, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Deixe ferver para a água ganhar sabor. Junte o Arroz Carolino Ceifeira e, logo de seguida, deite o leite previamente aquecido. Deixe ferver em lume médio e vá mexendo o arroz para que não cole ao fundo do tacho. Quando o arroz estiver cozido (cerca de 10 a 12 minutos depois), deite o açúcar, mexa bem e se for preciso junte um pouco mais de leite quente. À parte, bata muito bem a gema do ovo. Junte à gema um pouco de leite morno e volte a misturar muito bem. Introduza este preparado no tacho do arroz, mexa com a colher de pau e deixe cozer mais uns minutos, em lume brando, até o leite evaporar. Coloque imediatamente numa travessa rasa, deixe arrefecer e decore com canela em pó.